domingo, 29 de junho de 2014

frases para início de parágrafos

Segue abaixo uma sugestão de frases para as crianças utilizarem quando forem produzir textos.

Minha parceira de sala fez essas frases. Ela digitou cada uma delas em tabela, uma por uma, "preencheu" a tabela com cores diferentes, imprimiu e mandou plastificar.

As frases foram coladas na parte de cima da lousa, onde o acesso é mais visível para as crianças.

Logo depois

 Enquanto isso 

 Depois 

 No mesmo instante  

Mas 

 No dia seguinte 

 Certo dia 

 Quando 

 Então 

 De repente 

quinta-feira, 19 de junho de 2014

projeto identidade

A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Para ajudar as crianças nesse processo, faz-se necessário criar situações nas quais elas se comuniquem e expressem desejos, desagrado, necessidades, preferências e vontades. Visando possibilitar à criança a aquisição do conhecimento de si mesma e do mundo que a rodeia, ajudando-a na construção plena de sua identidade.  

Para a realização das atividades, foi solicitado aos alguns materiais:
* 2 fotos da criança (sozinha e atuais);
* 1 foto da família;
* 1 foto da criança quando era bebê;
* 1 caixa de sapato (com tampa e encapada);
* cópia da certidão de nascimento;
* cópia da carteira de vacinação (apenas a parte da vacinação);
* 1 brinquedo que caiba na dentro da caixa de sapato;
* 1 objeto que a criança goste muito e que caiba na caixa de sapato (chupeta, paninho, ursinho, etc).

PROJETO IDENTIDADE - ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 - "NOSSA TURMA"

Material: foto atual das crianças e cartolina.
Objetivo: reconhecer a própria imagem, estimular a socialização.
Desenvolvimento: colocar as crianças em roda e, no meio da roda, distribuir as fotos. Pedir para cada criança, identificar e pedir para que cada uma pegue a sua foto. Quando cada criança estiver com a sua foto, montar um painel na cartolina, com o título "Nossa Turma".

ATIVIDADE 2 - "CAIXA DA IDENTIDADE"

Material: caixa de sapato, xerox da foto atual da criança.
Objetivo: desenvolver o autoconhecimento, promover a imaginação, brincar com a própria imagem.
Desenvolvimento: reunir as crianças em círculo e entregar a cada uma sua caixa, sem os objetos, apenas com a xerox da foto atual colada dentro. Primeiro pedir a elas que apenas segurem e comentar as diferenças entre as caixas. Dizer que dentro da caixa tem algo muito especial. Ao abri-las encontrarão as suas imagens na foto. A partir desse momento, entregar os objetos para que elas guardem dentro da caixa. A caixa é algo muito importante, pois irá guardar, um pouquinho da história de cada uma.

ATIVIDADE 3 - "CADÊ A MINHA FOTO?"

Material: fotos das crianças utilizadas no painel "nossa turma".
Objetivo: reconhecer a própria imagem e a dos colegas.
Desenvolvimento: retirar as fotos do painel e esconder pela sala, previamente. Quando as crianças entrarem na sala, perguntar: "Onde estão as fotos do painel?",  "Alguém viu?", "Vamos procurar?". Procurar as fotos pela sala com as crianças. Após encontrarem, falar sobre as semelhanças e diferenças de cada um, ressaltando que cada um tem um jeito de ser (altura, peso, cor de cabelo) mas, ninguém é melhor ou pior por causa disto, são apenas características e devemos respeitar as diferenças de cada um. Depois colocar as fotos novamente no painel.

ATIVIDADE 4 - "EU ERA ASSIM... HOJE SOU ASSIM..."

Material: fotos das crianças (bebê e atual), uma caixa.
Objetivo: fortalecer a identidade das crianças, estimular a linguagem oral.
Desenvolvimento: dentro da caixa, colocar todas as fotos das crianças de quando eram bebês. Com a professora irão ficar as fotos atuais. Reunir as crianças em roda. No centro da roda, colocar a caixa. Chamar um por um e pedir que retire uma foto da caixa e entregue a professora. Mostrar a foto a todos e perguntar se sabem quem é, se demorarem a perceber de quem se trata, a professora irá mostrar a foto atual para que eles falem o nome. Indagar a respeito das semelhanças e diferenças entre as duas fotos.

ATIVIDADE 5 - "NOSSOS COMBINADOS"

Material: papel kraft e fotos atuais das crianças.
Objetivo: favorecer a convivência, incutir regras e limites.
Desenvolvimento: iniciar uma roda de conversa a respeito de como é bom respeitar os outros, do que pode e do que não pode ser feito em sala de aula. Montar um painel com os combinados, utilizando as fotos das crianças para deixar em exposição na sala.

ATIVIDADE 6 - "COISAS DA CAIXA"

Material: caixa da identidade, fotos da criança em família, folha de sulfite, giz de cera ou lápis de cor.
Objetivo: explorar as relações inter e intrapessoais, estimular a linguagem oral.
Desenvolvimento: entregar a caixa da identidade a cada criança e pedir que cada uma pegue sua foto com a família e fale sobre ela. Distribuir as folhas de sulfite, giz de cera ou lápis de cor e pedir para que cada uma faça um belo desenho representando sua família.

ATIVIDADE 7 - "HISTÓRIA DO MEU NOME"

Material: uma caixa, fichas com o nome de cada criança, atividade xerocada com o nome de cada criança para colorir, lápis de cor.
Objetivo: promover a socialização, explorar a importância do nome, favorecer a identidade, explorar a letra inicial do nome.
Desenvolvimento: enviar, anteriormente aos pais, perguntas a respeito da escolha do nome da criança e o seu significado. Com os questionários em mãos, socializar com os alunos o significado de cada nome, numa roda de conversa. Após a socialização, espalhar as fichas com os nomes das crianças no chão (a letra inicial do nome deve estar em destaque). A professora deverá colocar ou cantar uma música e pedir que as crianças andem em volta dos nomes, ao parar a música, cada um deverá pegar a ficha com o seu respectivo nome. Isso poderá ser repetido várias vezes. Quando cada um estiver com a sua ficha, falar sobre a letra inicial do nome de cada um. Ao final da atividade, entregar as atividades com o nome xerocado e pedir que as crianças pintem o nome e, abaixo façam a escrita do próprio nome.

ATIVIDADE 8 - "MEU PESO E MINHA ALTURA"

Material: balança para pesar, fita métrica, papel kraft ou cartolina e caneta hidrocor.
Objetivo: construir a imagem do próprio corpo, fortalecer a identidade, trabalhar conceitos matemáticos: massa e medida.
Desenvolvimento: iniciar a atividade explicando para as crianças, a importância de saber o peso e a altura de uma pessoa. Após a conversa, medir e pesar cada criança. Com os números em mãos, construir um painel no papel kraft ou cartolina, com o nome e o peso de cada uma. Terminado o painel, comparar o peso e a altura dos alunos. O painel deverá ficar exposto na sala.

ATIVIDADE 9 - "MINHAS PREFERÊNCIAS"

Material: folha de sulfite e lápis de cor.
Objetivo: favorecer o desenvolvimento da autonomia das crianças.
Desenvolvimento: roda de conversa sobre as preferências de cada um. Falar que cada pessoa é de um jeito e tem os seus gostos e preferências e, que devemos respeitar cada um de seu jeito. entregar as folhas de sulfite e explicar que gostaria de saber do que eles mais gostam: fruta preferida, filme que mais gostam, onde gostam de passear. Pedir que desenhem a resposta no lugar indicado. A professora focará encarregada de escrever as preferências.

ATIVIDADE 10 - "O QUE É IMPORTANTE PRA MIM"

Material: caixa da identidade, folha de sulfite, lápis de cor ou giz d cera.
Objetivo: favorecer o autoconhecimento, fortalecer a identidade.
Desenvolvimento: em roda, cada criança apresenta o seu objeto, falando do carinho que tem por ele e a segurança que o mesmo trás. 
Cada criança fará o desenho do seu objeto preferido.

ATIVIDADE 11 - "MINHAS MARCAS, MINHAS PEGADAS"

Material: folha de sulfite, rolinho para pintura ou pincel e tinta guache.
Objetivo: construir a imagem do próprio corpo e fortalecer a identidade.
Desenvolvimento: reunir os alunos e explicar que cada pessoa é única e, portanto, cada um tem sua identidade, seu corpo e suas digitais (dar alguns exemplos de situações onde as digitais são usadas e para que servem). Falar, que agora cada um fará a sua "identidade", a sua "marca". Na folha de sulfite, fazer a impressão das mãos e dos pés.

ATIVIDADE 12 - "BAILE À FANTASIA"

Material: espelho de corpo inteiro, aparelho de som, cds de músicas animadas, tecidos fantasias, maquiagem e máquina fotográfica.
Objetivo: favorecer a construção da identidade com o uso do espelho.
Desenvolvimento: levar os alunos para a sala de vídeo. Deixar fantasias e tecidos à disposição delas. Começar a atividade avisando que haverá um grande baile à fantasia e, por isso, elas precisam colocar uma roupa especial e se maquiarem. A professora fará a pintura no rosto de todas as crianças, (a fantasia poderá ser pedida aos pais). Quando todos estiverem prontos, colocar música para começar o baile. Depois de deixarem as crianças dançarem livremente, conduzir a atividade sugerindo que façam caretas em frente ao espelho, dobrem os joelhos, levantem os braços, expressem, tristeza, balancem a cabeça e movimentem os tecidos que seguram e etc.
Tirar foto de cada criança e da turma toda.

*essa atividade será o fechamento do projeto*

CONCLUSÃO: ao fim do projeto, os alunos levarão para casa, a caixa da identidade e um pequeno livro contando a sua história contendo:

*cópia da certidão de nascimento;
*cópia da carteira de vacinação;
*história e significado do nome;
*desenho da fruta preferida;
*desenho do filme preferido;
*desenho do lugar que mais gosta de passear;
*foto da família;
*foto de quando era bebê;
*foto atual;
*impressão da mão;
*impressão do pé;
*peso;
*altura;
*foto do baile à fantasia.

******************************************************************************************************