Montando a sala de aula - 2012
Algumas dicas sobre o que deve ter na sala de aula.
Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
Alfabeto: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.E deverá ser em script maiúscula e minúscula.De modo lúdico,mostrem as maiúsculas nos próprios nomes...com a constância e não com correção eles inserem no dia a dia..É necessário o apoio visual ,sempre, para os nomes.
Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta. Pode-se colocar na lousa, na parte onde fica o giz, a reta numérica de 0 a 100, ela ajuda nas operações e resoluções de problemas.
Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
Alfabeto: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.E deverá ser em script maiúscula e minúscula.De modo lúdico,mostrem as maiúsculas nos próprios nomes...com a constância e não com correção eles inserem no dia a dia..É necessário o apoio visual ,sempre, para os nomes.
Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta. Pode-se colocar na lousa, na parte onde fica o giz, a reta numérica de 0 a 100, ela ajuda nas operações e resoluções de problemas.
Dependendo do projeto, pode-se pendurar pela parede: mapas, cartazes do corpo humano, ou sobre temas específicos (animais, plantas, etc).
O espelho serve para atividades especifícas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
O cartaz de boas vindas do início do ano pode ser renovado a cada período, como novos temas.
(http://reridamaria.blogspot.com)
OI FLORZINHA, VIM CONHECER SEU CANTINHO E AMEI, JA ESTOU TE SEGUINDO DEPOIS VENHA VISITAR MEU JARDIM VOU AMR...
ResponderExcluirBEIJOQUINHAS AMORA RECHEADAS DE PURA FELICIDADES...
bereshit-artes.blogspot.com