(extraído do livro: "O amigo da bruxinha" - Eva Furnari - Editora Moderna)
Sugestão de atividades: * explorar os aspectos visuais do texto, estimulando-os a comentar sobre as ilustrações, o significado das expressões no rosto dos personagens e a sequência em que as cenas se apresentam. Sentindo-se livres e buscando mensagens transmitidas pela imagem, as crianças liberam o pensamento... De quadro em quadro, o aluno construirá sua narrativa, demonstrando seu comportamento leitor.
* Lançar a seguinte questão: por qual motivo o gato ria tanto no final da história? (é possível responder que o gato ria porque achou graça da confusão que a Bruxinha fez: pensou que o macaco fosse seu amigo gato e que, por isso, sua transformação não havia dado certo.
* Dar continuidade à história, narrando o que eles acham que a Bruxinha vai fazer com o gato, depois de ele ter "aprontado" com ela. Estimule-os à produção de um texto oral e, para o registro, opte por você como escriba do final que a classe escolheu.
(Caderno de orientações do 1º ano do Ensino Fundamental -
Língua Portuguesa 1º semestre - Objetivo Júnior)
Oiii Gi linda!!!! Já estou trocando eu link pelo novo. Beijos no coração e fique com Deus.
ResponderExcluirOi Gisela...conte sempre comigo!
ResponderExcluirSeu blog é muito show!
Amei a postagem do texto da Eva Furnari.
Gosto da literatura dela.
Amia...quer participar do grupo dos professores virtuais.
O pessoal é muito bacana.
Confira em:
http://blogprofessoresvirtuais.blogspot.com.br/p/lista-atualizada.html
Tudo de bom e até mais!