ACERTAR A LATA
material: 6 latas de alumínio;
3 bolas de tênis;
giz.
Colocar 6 latas iguais numa superfície a 1 metro do chão. Formar com elas um triângulo, colocando assim as 3 latas na base, 2 em cima e 1 no topo. Traçar uma linha no chão com um giz, a uns 3 metros, a partir de onde as crianças lançarão as bolas.
Cada jogador receberá 3 bolas para tentar derrubar as latas. Conta-se um ponto por cada lata derrubada. E 3 pontos a mais pra quem conseguir derrubar todas.
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AGACHA-AGACHA
Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta, aperfeiçoando os movimentos.
idade: a partir dos 4 anos.
local: pátio ou outro espaço amplo.
participantes: no mínimo 3.
* uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas, as demais fogem e se agacham.
Quando o pegador conseguir tocar um colega que está em pé, passa sua função a ele. Não há vencedor.
A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.
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CORRIDA DOS SAPATOS
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira.
Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro.
Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados.
Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os em seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não calçarem direito, serão desclassificados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.
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CORRIDA DE SACOS
Cada corredor deverá entrar em um saco, que será bem preso a sua cintura, e tentar correr, ou melhor, pular até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.
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CORRIDA DE UM PÉ SÓ
O condutor deverá traçar duas retas paralelas, porém a uma boa distância (de acordo com a idade), uma será a largada e a outra a chegada. os participantes deverão ficar atrás da reta de largada e deverão chegar até a reta de chegada correndo com um pé só (como saci). Ganhará a criança que ultrapassar a reta de chegada primeiro.
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ANJO DO BEM, ANJO DO MAL
Saõ escolhidas duas crianças uma para ser o Anjo do Bem e a outra o Anjo do Mal. Uma outra criança dá a cada uma das outras restantes um nome de fruta, ou uma cor, cochichando-lhe no ouvido.
Inicia-se o jogo com o diálogo: Toc-toc.
A mesma criança que escolheu o nome das frutas e que designou a cada uma, é o porteiro e diz:
Quem bate?
Dependendo da vez, a criança que bate responde: Anjo do Bem ou Anjo do Mal.
A criança (porteiro) diz: o que você quer?
Anjo do Bem ou Anjo do Mal responde: uma fruta (ou cor).
A criança (porteiro) pergunta: Que fruta? (ou cor)
A partir daí, o Anjo do Bem ou Anjo do Mal tem 3 opções. Se entre as 3 opções não tiver nenhuma criança que tenha o nome da fruta (ou cor), será então a vez do outro anjo. Se acertar, a criança (fruta ou cor) pertencerá ao Anjo que acertou.
Ganha quem possuir mais crianças.
Exige noção de ordem e alteração por parte dos anjos do Bem e Mal. Também é necessário que as crianças memorizem as frutas ou cores que as representam. (para melhor memorização pode ser entregue para as crianças papéis com a cor ou o desenho da fruta).
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