quinta-feira, 3 de julho de 2014

projeto - coisas que o dinheiro não compra, nem paga

Uma sugestão para se trabalhar o projeto:

"40 presentes que o dinheiro não compra"

"... nunca é cedo demais para ensinar a seus filhos que os melhores presentes não podem ser comprados..."

1 - Tomar banho de chuva, tem coisa mais gostosa? 
Dançar na chuva, sentir na boca o gosto da água, até você e seus filhos ficarem ensopados. Você tem vergonha? Deixa disso, Gene Kelly fez tudo isso com o maior charme nu filme antológico, Cantando na Chuva. Aliás, ótimo para vocês verem juntos depois daquele banho quentinho...

2 - Piquenique no quintal, na varanda do prédio, no sítio da família, na casa da avó...
Não importa o lugar, o que vale é aquele clima gostos, todo mundo comendo com as mãos, batatinha, cachorro-quente, refrigerante, suas guloseimas favoritas, risadas, brincadeiras. Uma farra, cujas memórias a gente guarda para o resto da vida.

3 - Cuidar da natureza é tudo!
A sábia escritora Ruth Rocha diz: "Para que a Terra continue a nos dar tudo o que precisamos para viver é preciso cuidar dela melhor que da nossa própria casa. Da casas podemos nos mudar, da Terra não". Criança tem de saber, desde cedo, que a natureza é sagrada. Tem coisa melhor do que regar jardim, cuidar de plantas e de bichinhos, fazer trilhas e andar na praia com seu filho?

4 - Empinar pipa, lembra?
Juntar as varetas, colar o papel, fazer a rabiola e sair por aí empinando. Deixe a timidez de lado e vire criança de novo: vá até o parque ou descampado mais próximo de sua casa e divida com seus filhos a alegria de ver a pipa subir, subir, subir... Ou cair, cair, cair. O que vale é a diversão. Se joga!

5 - Plantar feijão no algodão.
Tem coisa mais escola primária? E mais profunda? Ver a vida se reproduzir ali, num vasinho que você monta com as crianças, joga a sementinha e, depois, fica vendo a plantinha crescer. Além de observar como é lindo o ciclo da vida, seu filho aprende, na prática, que, se tratamos bem a natureza, ela nos dá belos frutos.

6 - Um banho de piscina ou de esguicho.
No prédio, no clube, em casa de amigos, em piscinas municipais e até em hotéis bacanas na sua cidade onde dá para frequentar a piscina pagando por dia. Se nada disso der certo, sempre há o bom e velho banho de esguicho no quintal.

7 - Cuidar dos bichos.
Dar comida, banho, passear, visitar o veterinário: ter um bichinho, além de divertido, também implica amor e responsabilidade.

8 - Criar o "Dia do Errado".
Neste dia, vale tudo: faltar ao trabalho e à escola, pra você e seu filho ficarem livres de tudo! Vestir roupa do avesso, comer em horas erradas, pois o bom de levar uma vida certinha é poder quebrar as regras uma vez ou outra, né?

9 - "Hoje quem manda é você". 
Assuma: vez ou outra, as crianças devem sentir o gostinho de assumir o controle. Qual será o almoço, o passeio, a roupa, o lanche da tarde? Eles escolhem tudo! Dentro dos limites do bom senso, claro. Aí eles sacam que a vida é cheia de opções e que nem sempre é fácil tomar todas as decisões.

10 - Contar histórias
Essa é das antigas e nunca sai de moda. Saiba que as histórias que você conta para eles vão fazer parte de seu imaginário por muito tempo. Através delas visitam o mundo sem sair de casa e vivem as alegrias e dificuldades que os heróis das histórias enfrentam. Quando forem heróis de sua própria história vão lembrar com carinho desses momentos.

11 - Ensinar um jogo.
Não vale vídeo-game ou brinquedo comercial, mas, sim, queimada, taco, mico, pular corda, amarelinha. Aquelas coisas que você adorava fazer quando era criança.

12 - Montar a árvore de Natal. 
Vocês escolhem juntos a árvore e fazem os enfeites. Pintam bolas, fazem laços, penduricalhos de pipoca, fitas, papel. Vale a sensação de ter a árvore mais linda do mundo (mesmo que ela não seja lá essas coisas).

13 - Compor uma música.
Se você leva jeito para algum instrumento, ótimo. Senão, vá inventando estrofes com seu filho: o legal é ter a cara dos dois. Se der para gravar, melhor ainda. e faça cópias: não vá perder uma preciosidade dessas.

14 - Ensinar uma receita de família.
Libere geral a cozinha, façam uma lambança, lambam os dedos e, depois, limpem tudo. Enquanto estiverem com a mão na massa, conte como era a vida quando você aprendeu aquela receita... e bom apetite!

15 - Um passo só seu.
Som na caixa, uma roupa gostosa e dancem à vontade, como se ninguém estivesse vendo. Inventem um, dois, mil passos, criem uma coreografia maluca - e que, na hora da festa, só vocês sabem dançar... É fera!

16 - O barquinho vai...
Num dia de chuva, ensine seu filho a fazer barquinhos de papel, formar uma flotilha e "navegar" para aqueles lugares que vocês adorariam conhecer. E aproveitem para cantarolar: "O barquinho vai..."

17 - Inventar uma festa original para o Ano Novo, por exemplo.
Pode ser um luau, com a dança do hula-hula na praia, saias de ráfia, colar de flores, tudo inventado por vocês. "Da última vez que fizemos o hula-hula em Ubatuba", conta Patrícia Broggi, "o sol, de presente, se pôs e ganhamos uma enorme lua no céu". Não é lindo?

18 - Clube das mulheres.
Bole um dia só de mães, filhas e amigas: ir ao shopping, ao salão de beleza, almoçar num lugar bacana, pegar um cinema, dar risada, abraços e beijinhos. O tempo não para. Aproveitem!

19 - Lugares novos, de outro jeito.
Vá a pé, de metrô ou ônibus visitar um museu ou um parque com seu filho. Caminhadas e transporte coletivo soam como novidade quando não fazem parte da rotina das crianças. De quebra, elas ainda aprendem a se situar e a entender melhor a cidade.

20 - Brinquedo de sucata.
Moderno e ecológico: criar algo único a partir de objetos descartados. Seu filho aprende que nada se perde tudo se transforma. Solte a imaginação: móbiles de CDs, instrumentos musicais com garrafas PET, casinhas de caixas, tampinhas de garrafas... invente!

21 - Criar uma peça de teatro.
É uma curtição! Os pais ajudam os filhos a montar um verdadeiro espetáculo, com palco, cortina e tudo: inventam texto, figurino, cenário; fazem convites e, na data marcada, encenam uma apresentação inesquecível para o resto da família. Com direito a fotos, é claro!

22 - Ter um diário ou escrever memórias num caderno.
É um hábito riquíssimo. Nossa diretora editorial, a Monica, faz isso desde garota. A vida está cheia de coisas fascinantes (às vezes boas, outras nem tanto) e são essas experiências de vida que nos fazem ser quem somos. Mais pra frente, quando seu pequeno for um adulto, vocês podem reler juntos as aventuras e os momentos felizes de suas vidas. Recordar é viver, né?

23 - Ter um amigo.
Dizem que amigos são a família que a gente escolhe. É verdade. Cultivar uma amizade, respeitar as diferenças e aproveitar muuuuito um amigo é uma das bençãos da vida. E, se for de verdade, fica do nosso lado pra seeeeempre.

24 - No escurinho do cinema.
Pode ser um filme bacana que está no circuito, para o qual vocês compram ingressos, curtem na telona com a sala escura e, depois, vão comer o hambúrguer favorito numa lanchonete. Ou então em casa, mesmo, no sofá, com pipoca e guaraná. Se possível, tire do baú vídeos antigos, de quando você e eles eram pequenos... doces memórias!

25 - Saúde sempre em dia.
Quando um filho se machuca, a gente se machuca também. Com saúde não se brinca e, por eles, a gente faz tudo. Cuidar deles com carinho, levar ao  médico, ficar de olho, não tem preço. É um presentão indispensável que damos aos pequenos.

26 - Entusiasmo.
A palavra vem do grego e quer dizer ter Deus dentro de si. A pessoa entusiasmada faz as coisas acontecerem. Cultivando o entusiasmo você ensina seu filho a ter entusiasmo pela vida, pelas pessoas, por seus sonhos. É lindo.

27 - Ter fé.
Acreditar é uma benção. Ter a certeza de que existe algo maior que nós, independentemente da religião. Essa crença nos ajuda a entender melhor a vida, lidar com nossos problemas, desenvolver a esperança, instrumentos valiosos para o futuro deles.

28 - Respeitar o próximo.
É vital para ser respeitado. É uma dádiva aprender, desde cedo, a respeitar o outro numa sociedade tão individualista. Somos melhores se acreditamos que todos são iguais e devem ser tratados com a mesma delicadeza. Para ser tratados com a mesma delicadeza. Para Rousseau, sempre foi mais valioso ter o respeito do que a admiração das pessoas. A gente concorda com ele, totalmente.

29 - Correr atrás dos sonhos.
Os sonhos são a forma onde criamos a realidade. Não há nada melhor do que correr atrás de um sonho e ver que seu esforço resultou nu final feliz. Sonhe com seus filhos: quando acreditamos e trabalhamos nesse sentido, nossos sonhos se realizam.

30 - A importância do carinho.
Dizer aos filhos o quanto eles são importantes pra gente é algo que deve ser feito SEMPRE - e desde cedo. Eles podem não entender, mas sentem. Afeto é um investimento para toda a vida. Tratados com afeto, os filhos serão afetuosos e construirão um mundo melhor.

31 - Caridade.
Junte roupas e brinquedos que seus filhos não usam mais e doe a uma creche, um orfanato. Se puder levar até lá junto com seus filhos, ainda melhor: um aprendizado para toda a vida.

32 - Colinho de mãe.
Se há uma coisa que a gente nunca deixa de querer é colo de mãe. Não importa a idade, tem hora que todo mundo fica carente e quer um colinho de mãe mesmo. Ofereça o seu, sempre, mesmo quando seus filhotes pareçam só estar fazendo birra... pois colo de mãe nunca é demais.

33 - Valorizar tudo o que vier deles.
Sabe aqueles rabiscos ininteligíveis que a criança adora fazer e dar de presente? Pois saiba recebê-los como se fossem os presentes mais precisos do mundo. Seus filhos se sentem amados pelo que são, ganham autoestima e produzem mais e melhor.

34 - De graça.
Ensinar que há coisas que o dinheiro não compra meeeesmo: ALEGRIA, AMOR, RESPEITO, AMIZADE, TERNURA = TUDO DE BOM, valores que nossos filhos recebem de graça e devem aprender a valorizar, sempre.

35 - Pedir perdão.
Não significa perder a autoridade, não. Todo mundo erra. Por mais que a gente tente ser justo, há horas em que pisamos na bola. Uma bronca exagerada, um castigo desnecessário, um grito fora de hora... Depois, a gente fica mal, com aquele peso na consciência. Peça perdão: ao pedir desculpas você ensina seu filho a reconhecer o erro e reparar o que foi feito.

36 - Saber ouvir.
Falar é prata, ouvir é ouro, diziam nossas avós. Ouça o que seu filho tem a dizer, sem repreender, interromper ou dar conselhos. Um pai se julgava exemplar até seu filho de 7 anos, em terapia, dizer a ele tudo o que pensava. O pai nunca imaginou que era daquele jeito que o filho o via. Ouvir é preciso!

37 - Ler um livro juntos.
Cada um lê um pouco, em dias alternados, e vocês, juntos criam um mundo particular, cheio de significados.

38 - Dar liberdade.
Seu filho deve bater as asas sempre que tiver oportunidade. Dormir na casa de um amigo, passar um tempo com os avós, para sentir e controlar a saudade de casa. Os muito pequenos, às vezes,  ligam pedindo socorro. Dependendo do caso, corra para buscá-los. Por enquanto, é só um teste...

39 - Dar risada.
Nada mais saudável! Dê risada em todas as horas possíveis. E mostre ao seu filho que é muito bom aprender a rir da gente mesmo! É algo que vai ajudá-lo para o resto da vida.

40 - Amar, amar, amar, amar demaaaaais.
Encher os filhos de amor e passar adiante esse sentimento através de seu exemplo. Tá combinado?

(Revista Pais e filhos - dezembro/2008 - Especial 40 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário