domingo, 31 de outubro de 2010

projeto "Coisas que o dinheiro não paga... nem compra...


JUSTIFICATIVA - Educar para a vida é o principal objetivo da escola.
As atitudes que permeiam o mundo, atualmente, estão levando à desarmonia, à desunião, ao consumismo, à ostentação ao desperdício.
Acreditando ser possível transformar a sociedade, tornando-a mais harmônica, inida, simples, sustentável, procuraremos resgatar alguns valores como as simples normas da boa educação até a consciência de que uma vida mais simples só trará benefícios a todos, inclusive ao meio-ambiente.
A escola se tornaria ineficiente e distante do objetivo de educar para a vida. Omitindo-se perante essa necessidade de resgatar esses valores, despertando-os na cosnciência humana.
Assim sendo, procuraremos mostra aos nossos educandos o quanto uma pessoa bem-educada é apreciada, valorizada e bem-vista na sociedade e como a simplicidade pode trazer felicidade e sustentabilidade com "coisas que o dinheiro não paga... nem compra..."


OBJETIVOS - O PROFESSOR, sabedor de que o principal agente da escola é o ALUNO, deverá:
* assumir compromisso com o desenvolvimento do trabalho respeitando a filosofia da escola: "Educar para a Vida";
* criar condições adequadas para o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
* intensificar a conscientização e interiorização de valores, gerando reflexões que resultem em mudanças de atitudes;
* orientar o aluno a perceber-se parte de um todo e um agente transformador das próprias atitudes, da própria história;
* refletir com o educando sobre como é agradável conviver com uma pessoa bem-educada;
*fazer o aluno perceber que coisas simples podem trazer felicidade;
*levar o educando a perceber que o consumismo é um mal da sociedade moderna que leva as pessoas a se endividarem e/ou ostentarem aquilo que possuem;
*desenvolver situações para que percebam que é possível ser feliz com coisas ou situações que o dinheiro não paga... nem compra;
*ensinar à criança a não sofrer nem se sentir infeliz por não possuir tudo aquilo que deseja;
* desenvolver a valorização do "ser" em detrimento do "ter";
* fazer o aluno perceber como o desperdício pode afetar a vida no planeta;
* levar a criança a entender o que é viver de maneira sustentável.


CONTEÚDO: normas simples de boas maneiras (obrigada, por favor, com licença, cumprimentos);
* a felicidade que a simplicidade pode trazer;
*aprender a ser feliz consumindo menos, não valorizando rótulos nem marca;
* aprender a se divertir com coisas que o dinheiro não paga... nem compra;
* analisar e interiorizar a sustentabilidade.



METODOLOGIA - BOAS MANEIRAS - através de situações e dramatizações enfatizar a necessidade de ser educado e respeitar a todos;
SIMPLICIDADE - através de atividades práticas, descobrir a beleza que também existe na simplicidade:
* fazer um desenho de uma cor só;
* escrever um poema sobre um pásssaro ou outro elemento da natureza;
* aprender a fazer relaxamento para manter o equilíbiro e a calma;
* fazer uma caminhada observando coisas simples - a luz do sol numa folha, uma árvore, uma flor, um pássaro... deitar-se embaixo de uma árvore e observar as folhas. Por alguns minutos, ser simplesmente um observador, sem nenhum desejo...
* aprender a simplicidade da cultura nativa - os nossos primeiros habitantes eram felizes com uma vida muito diferente da nossa;


CONSUMISMO - é um dos males dos tempos modernos que, além de gerar gastos financeiros desnecessários gera, também, desperdício, afetando o meio-ambiente.
O consumismo leva o indivíduo a valorizar o "ter" ao invés do "ser".
* inventar, com as crianças, coisas legais" para fazer, "curtir", ser fliz e que não custam nada...



APRESENTAÇÃO - histórias em quadrinhos;
* poesias sobre a simplicidade da Natureza;
* sugestões, por escrito, tipo manual, de situações simples e felizes;
* paralelos por escrito entre "ter" e "ser";
* construção de brinquedos simples;
* confecções de pequenos livros com sugestões de "coisas que o dinheiro não paga... nem compra...";
* sala de relaxamento com sons da Natureza, canto dos pássaros;
* desenhos sobre tóipicos abordados.

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