segunda-feira, 7 de março de 2011

algumas características gerais de crianças de 6 anos

deixo aqui as principais características da idade das crianças com as quais trabalho:

- perde os dentes de leite e o ar de bebê;
- a visão binocualr torna-se normal (antes não possuía condições de focalizar a vista para longe e perto rapidamente);
- demonstra maior desenvolvimento motor e acuidade auditiva;
- apresenta melhor coordenação dos músculos menores;
- possui grande habilidade para pintar, desenhar, modelar e seus trabalhos são realizados com maior observação e cuidado;
- é muito ativa e está sempre pronta a adquirir novas experiências: cava, trepa, luta e constrói constantemente;
- meninos e meninas brincam juntos, mas já começam a ter interesses diferentes: os meninos gostam de  arrastar coisas em carros, misturar terra e água, jogar futebol, lutar. As meninas preferem brincar com bonecas, pular amarelinha, brincar de roda;
- despende grande energia, mas quase não sente cansaço;
- gosta de brinquedos mecânicos e de armar;
- preocupa-se com cuidados pessoais: meninos e meninas ficam muito tempo penteando-se, gostam de perfume, etc;
- já possui muita habilidade para compreender e utilizar a linguagem? gosta de usar palavras novas, mesmo as que não compreende bem;
- já é capaz de ouvir com atenção e de esperar sua vez para falar;
- tem boa capacidade de argumentação;
- relata bem suas experiências e conta histórias;
- concentra-se por tempo mais longo em atividades livres;
- desenha, relacionando diversos objetos em cena única e critica seus trabalhos, às vezes inutilizando-os;
- tem muita imaginação, mas já sabe diferenciar o real da fantasia;
- é interessada pelos fenômenos da natureza, objetos, notícias atuais (guerra, eleições);
- começa a conhecer o valor do dinheiro;
- interessa-se pelo tempo; quer saber os dias da semana, tem noção do que significa ontem, hoje e amanhã, mas atrapalha-se com períodos maiores de tempo;
- é capaz de transmitir recados;
- gosta de organizar grupos, estipulando regras;
- já tem hábitos de ordem e higiene formados;
- organiza-se em grupos cada vez maiores (aproximadamente sete colegas);
- os conflitos são raros: usa táticas verbais: "é a minha vez", "eu vi primeiro";
- precisa da aceitação e da aprovação do grupo;
- é crítica, mas tem muito senso de humor;
- sente-se superior às crianças mais novas;
- aumenta sua curiosidade sobre sexo: casamento, gravidez, nascimento;
- aprende que há hora apropriada para cada coisa;
- fica triste quando é reprovada pelo adulto, mas já pode compreender quando seu comportamento é prejudicial ou inadequado;
- tem grande noção de seus direitos e ressente-se de injustiças;
- revela amadurecimento completo para a concretização da aprendizagem da leitura e da escrita;
- é cpaz de seguir ordens mais complexas, que incluam a memorização de detalhes em sequência.
(tenho tb das demais idades 2-3-4-5, se quiserem é só deixar um recadinho que posto pra vocês).


2 comentários:

  1. Oi amiga, passei por aqui para desejar Um bom carnaval! Já estava com saudades de visitar o seu cantinho!Lindas postagens!
    Mil beijocas ! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  2. oie,gostei muito do texto,minha filha tem 6 anos e consegui ver muitas coisas que ela já é capaz de fazer.gostaria de ler sobre a criança de 4 anos,é a idade de meus alunos este ano.muito obrigada.bjs

    ResponderExcluir